• Horta Educativa

    da Gastão Vidigal

  • Horta da Praça Gastão Vidigal

    Fase do projeto: Transformação

    OS REALIZADORES:

    Manuela Colombo + 9 estão realizando um projeto de Transformação na Praça Gastão Vidigal e estão em busca de vizinhos que queiram contribuir para viabilizar esse projeto de revitalização de forma colaborativa.

    Compartilhe esse projeto:

    facebook, whatsapp, twitter, email

  • O PROJETO:

    Quem somos?

    Somos um grupo de pais, famílias, vizinhos e frequentadores da Praça Gastão Vidigal, localizada no Jardim Paulistano, que queria viabilizar uma horta educativa para crianças de todas as idades que visitam e brincam na praça. A ideia surgiu já a algum tempo de uma vizinha que formou um movimento comunitário bem bacana ali no entorno, voltado ao consumo consciente de orgânicos.

    A viabilização da Hortinha

    Conseguimos viabilizar o projeto da hortinha educativa da Praça Gastão Vidigal com o financiamento coletivo por meio da plataforma Praças. Foi muito bacana todo o processo de envolvimento comunitário. Foram realizados 4 mutirões para implantação da horta, com atividades de engajamento e interação com as crianças. Mais informações na Fanpage da Hortinha.

     

    Os oficineiros que nos ajudaram nesse processo colaborativo e comunitário foram: Guilherme Borducchi Aguiar, comunicador e trabalha em projetos de agricultura urbana desde 2013, como Horta do CCSP e Horta do SESC Osasco. Sonha em trocar todos os gramados da cidade por canteiros produtivos e Mariana de Toledo Marchesi, que fez a proposta visual e conceitual do projeto da horta educativa e colaborativa, considerando sua experiência prévia em hortas comunitárias em São Paulo, como a do CCSP e a do Largo da Batata

     

    Tivemos também o apoio importante da Ame Jardins, associação responsável pela manutenção da Praça Gastão Vidigal, e autorização por parte da Prefeitura Regional de Pinheiros.

     

    Além disso, contamos também com o apoio do Quitanda, que além de apoiar financeiramente no crowdfunding, trouxe lanchinhos coletivos nos mutirões e ajudou na organização e o Ifesp (Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo).

    Participe do projeto e Contribua com nossa Hortinha Educativa

    Você pode contribuir para a manutenção na Hortinha da Praça Gastão Vidigal de várias maneiras:

     

    • Entrando no grupo de revezamento de poda, regas e trocas de muda;
     
    • propondo e organizando algum evento relacionado com a horta (se houver interesse escrever para 11-996335590 - Manuela)
     
    • Se preferir, também pode fazer uma contribuição em dinheiro, para ajudar nessa manutenção e nos próximos mutirões 

    Confira como foram os mutirões para a construção da horta

    LOCALIZAÇÃO:

    Participe do projeto e Contribua com nossa Praça.

    FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO:

    Captações Ativas:

    Captações Encerradas: